Pular para o conteúdo

Qual a tua Essência?

 Ao ouvir a palavra “essência”, podemos aliar facilmente à palavra “fragrância”. Quando se fala sobre a essência humana, é como se estivéssemos nos referindo ao perfume que cada alma exala. Cada um de nós possui dentro de si uma fragrância única, talentos e aspirações únicos, formas ímpares de enxergar a realidade e nos relacionar. E aparentemente, tudo começa a se complicar quando não deixamos nossa essência brilhar e contagiar a todos com seu perfume singular.

         Lembre-se de uma pessoa que vive por seus valores, aperfeiçoa seus talentos, busca com afinco seus sonhos e ideais, que transmite um pouco de paz a você com o olhar. Provavelmente, esta é uma pessoa que permite que sua fragrância “seja exalada”, seja sentida pelas pessoas a sua volta. Não sufoca o impulso da essência que ama, que é otimista e aspira realizar com determinação.

        Atualmente, um assunto muito abordado nos mais diversos treinamentos e livros referentes ao desenvolvimento humano é sobre a missão pessoal e profissional que cada um de nós é dotado. Missão esta que se revela ao olhar para dentro de si mesmo e deparar-se com nossas essências. Traduzindo de forma simplificada, essência é o que há de mais puro, autêntica identidade que nos conduz a descoberta de quem realmente somos por trás de tantas máscaras que construímos ao longo de nossa trajetória para enfrentarmos as mais diversas circunstâncias e adversidades da vida.

      Devido a rotina pesada que a maioria dos profissionais enfrenta, os desafios do cotidiano e a busca por sanar tantas demandas, muitas vezes não nos presenteamos com alguns momentos de silêncio e reflexão sobre tudo que fazemos e o PORQUÊ fazemos, do jeito que fazemos. Como se nos ligássemos no “modo automático”, e o tempo como fina areia se esvai pelos vãos dos dedos, por vezes, sem sentido, direção e propósito. Desperdiçamos talento, potencial e energia em projetos que não nos conduzirão para o lugar onde almejamos chegar.

         O Coaching vem ganhando espaço nas organizações, nos esportes, em toda parte. A eficácia do perguntar, abrir o leque de possibilidades e oportunidades com ferramentas eficazes, é simplesmente imensurável. O Coach não concede respostas prontas, não julga, não aconselha, e de forma tão profissional e humana, fornece suporte para uma jornada fantástica rumo aos anseios da verdadeira essência. O Coaching tornou-se sucesso no Brasil e no mundo, justamente por considerar a integralidade do ser humano e manter o foco nas metas que serão alcançadas da melhor forma e no menor tempo possível.

         A palavra essência também nos remete ao termo “Essencial”. Assim, começamos a refletir que a nossa essência nos aponta para o essencial, nos faz abrir os olhos sobre o que realmente nos motiva, o que de fato é fundamental. Quando valorizamos demasiadamente os excessos e fixações, corremos o risco de nos distanciar de prioridades e daquilo que de fato, tem real importância para nós.